Entrar   Cadastre-se

Dúvidas Frequentes


SOBRE A FOTO

 


Eu não tenho foto 3×4, posso fazer a inscrição sem foto?

Caso esteja realizando a inscrição pelo site, você pode enviar uma foto qualquer, desde que obedeça aos critérios descritos na página. Para inscrição através de Formulário Impresso, é essencial entregar uma foto 3×4 junto com o Formulário de Inscrição e o comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição. Caso a foto não seja aprovada, seja no processo online quanto na inscrição presencial, sua inscrição poderá não ser efetivada.


Minha foto não foi aprovada, preciso fazer todo o processo de inscrição novamente?

Não. Caso sua foto não seja aprovada, você receberá um link para fazer apenas o upload de uma nova foto ou ainda pode entrar novamente no site com seu e-mail e senha, e aparecerá um botão na sua foto para reenviar uma foto nova. Observe bem os critérios para aprovação da foto, caso a mesma não seja aprovada até o último dia de inscrição, sua inscrição poderá não ser efetivada.


Fiz o upload de uma foto, mas não recebi confirmação de aprovação. Como verifico se está tudo certo?

Ao entrar em “Minha Conta” é possível verificar o status da sua inscrição. Favor aguardar até 24h entre o envio de foto e atualizações de status. Caso a foto seja aprovada de início, não será enviado nenhum aviso. No caso de reprovação da foto, será enviado e-mail para o responsável da inscrição para troca da mesma, e posteriormente uma confirmação se a nova foto foi aprovada. Se o status for “Em Moderação” por mais que 48h, favor entrar em contato com a entidade realizadora do Exame (info@cblj.org.br), explicando sua situação em detalhes.


PERÍODO DE INSCRIÇÃO

 

Qual o período de inscrição para o Exame de Proficiência em Língua Japonesa?

As inscrições podem ser realizadas de 01/08/2019 à 06/09/2019, , tanto pelo site quanto presencialmente em um dos locais de inscrição.


Eu acesso o site do JLPT do Brasil e não consigo fazer minha inscrição.

As inscrições poderão ser realizadas apenas no período de 01/08/2019 à 06/09/2019. Fora deste período será possível ver informações sobre a prova e seus dados, porém ainda não será possível realizar inscrições.


Posso me inscrever depois de terminado o período de inscrição online?

Não, serão aceitas inscrições somente no período indicado no site.


PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Eu não consigo preencher o formulário de inscrição, posso pedir para alguém preencher por mim?

Sim, você pode pedir para alguém preencher o formulário por você, porém isso não exime o candidato e o representante das responsabilidades por preenchimento incorreto e/ou fraudulento.


Fiz minha inscrição online. Preciso entregar o Formulário de Inscrição Impresso? Preciso enviar uma foto 3×4?

O Formulário de Inscrição Impresso deverá ser entregue apenas por quem não conseguir ou não quiser fazer a inscrição via online. Para quem já realizou a inscrição pelo site não é necessário entregar o Formulário Impresso. A foto também deverá ser entregue via upload no próprio site, não há a necessidade de entregar a foto pessoalmente. Atente para os requisitos para a aprovação da foto.


Sou professor/pai ou mãe/responsável de vários candidatos, posso fazer várias inscrições em nome de candidatos diferentes?

Sim, é possível fazer a inscrição de vários candidatos com apenas um login/conta. Cada candidato será indicado na aba “Minha Conta” num “card” diferente. Porém, fique atento para eventuais pendências de cada candidato em separado.


Eu me enganei ao preencher o formulário de inscrição, eu posso corrigir algum dado depois de efetivada a inscrição?

Até o final do período de inscrições e antes de efetivada a inscrição, é possível entrar na sua conta e editar os dados. Uma vez que as inscrições forem encerradas e/ou sua inscrição for efetivada, não é mais possível corrigir nenhum dado.


Tenho necessidades especiais para poder prestar o Exame. Posso requerer acomodações especiais ou algum outro tipo de adaptação?

Candidatos que necessitem de adaptações ou mesmo acomodações especiais para realizar o exame devem assinalar no local indicado no Formulário de Inscrição (online ou impresso). Posteriormente a entidade realizadora do Exame encaminhará mais formulários necessários para fazer o requerimento junto ao Japão, que analisará o caso. Podem ser exigidos relatórios médicos e laudos para a aprovação de adaptações e/ou acomodações especiais.


Mudei de endereço depois que efetivei a inscrição. Posso alterar o endereço para envio do certificado?

No dia da prova você poderá informar para o fiscal da sala o novo endereço para o envio do certificado.


Fiz inscrição para o nível errado. Posso mudar de nível?

Até o final do período de inscrições e antes da efetivação da inscrição é possível entrar na sua conta e editar os dados. Uma vez que as inscrições forem encerradas e/ou sua inscrição for efetivada, não é mais possível corrigir nenhum dado, inclusive o nível a ser prestado.


Eu quero preencher meus dados utilizando acentuação, como eu faço?

Por limitações do sistema no Japão, só é permitido utilizar as 26 letras do alfabeto latino para escrever seu nome.


PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

 

Posso realizar o pagamento da Taxa de Inscrição por transferência bancária ou cartão de crédito?

A partir de 2019 o pagamento da Taxa de Inscrição deverá ser feito apenas mediante boleto bancário. Não serão aceitas outras formas de pagamento da Taxa de Inscrição, a não ser que a entidade realizadora do Exame tenha sido consultada previamente.


Como eu emito o boleto para pagamento da Taxa de Inscrição?

Caso esteja realizando a inscrição pelo site, o boleto só é emitido após o preenchimento de todo o formulário online. O link aparecerá ao final do processo, sendo possível reemiti-lo na aba “Minha Conta”. Caso esteja realizando a inscrição utilizando o formulário impresso, entre em contato com a Regional mais próxima onde você entregará seu formulário para a emissão do boleto.


Efetivei o pagamento do boleto. Como confirmo se minha inscrição está em ordem?

Na aba “Minha Conta” é possível conferir se o pagamento de boletos para cada candidato está em ordem. A rede bancária pode demorar até 3 dias para confirmar o pagamento de um boleto. Caso tenha pago o boleto e ainda assim sua conta informar que o pagamento está pendente, entre em contato com a entidade realizadora do Exame (info@cblj.org.br) explicando a situação em detalhes.


Sou responsável por vários candidatos, posso emitir apenas um boleto para pagamento das taxas de inscrição?

Não, os boletos de Taxa de Inscrição são emitidos para cada candidato individualmente. Tome precaução de não se esquecer de pagar o boleto de todos os candidatos de que seja responsável.


Realizei a minha inscrição no último dia, e perdi o prazo para pagamento do boleto/Agendei o pagamento no banco, mas o pagamento não foi efetivado. Posso receber um boleto com novo vencimento?

Como regra geral, não serão aceitas inscrições sem o pagamento da Taxa de Inscrição até a data de encerramento. Portanto, evite deixar a sua inscrição para o último dia, e confira se o banco efetivou seu pagamento. A entidade realizadora do Exame não se responsabilizará por inscrições não efetivadas por pagamentos não confirmados pela rede bancária (perda de agendamento, falta de saldo, etc). Para casos excepcionais, entre em contato com a entidade realizadora do Exame (info@cblj.org.br), explicando sua situação com detalhes.


Eu realizei o agendamento do pagamento da Taxa de Inscrição dentro do período de inscrição, mas para ser efetivado numa data posterior ao vencimento do boleto. Minha inscrição será efetivada?

Não.


VOUCHER DE INSCRIÇÃO

 

Eu entro no site e não consigo emitir meu Voucher de Inscrição.

O Voucher de Inscrição estará acessível a partir do início de Novembro de 2019, ou segundo informado em e-mail enviado pela entidade realizadora do Exame. Caso não consiga emitir seu Voucher entre o início de Novembro de 2019 e a data de realização do Exame, entre em contato com a Regional onde realizará o exame ou com a entidade realizadora do Exame (info@cblj.org.br), explicando a situação com detalhes.


Preciso imprimir meu Voucher de Inscrição? Receberei o mesmo pelos Correios?

Como regra geral, o Voucher de Inscrição deverá ser impresso. A partir de Novembro de 2019, entrando no site com seu e-mail e senha, na área “Minha Conta” você poderá visualizar o botão para impressão do voucher, ou segundo e-mail de confirmação. Dependendo da cidade onde realizar sua prova, você poderá receber o Voucher pelos Correios. Em ambos os casos, o Voucher deve ser levado no dia da prova, junto com um documento com foto, para confirmar sua identificação.


Eu perdi o Voucher de Inscrição/não consegui imprimir o Voucher, mas sei onde será realizada a prova e o horário de comparecimento. Serei impedido de prestar o Exame?

É possível imprimir o Voucher de Inscrição até o dia anterior à realização do Exame. Caso não possua o Voucher de Inscrição no dia da prova será possível prestar o Exame, porém é preciso comparecer ao local com pelo menos 30 minutos de antecedência ao início das provas com um documento com foto para a emissão da segunda via do Voucher. Para evitar maiores contratempos, evite a necessidade de emitir uma segunda via no dia do Exame.


DIA DO EXAME

 

Que dia será o Exame de Proficiência em Língua Japonesa?

No mundo todo o Exame de Proficiência em Língua Japonesa (Japanese Language Proficiency Test – JLPT) é realizado no primeiro domingo de dezembro e em alguns países também no primeiro domingo de julho.


Cheguei atrasado ao local de prova por motivos alheios à minha vontade. Poderei realizar o Exame?

Até 10 minutos do início das provas é permitido entrar na sala e prestar o Exame, exceto na prova de Audição, quando a entrada na sala é proibida uma vez que se iniciar a reprodução do CD. Em casos excepcionais de força maior (greve de transportes públicos, manifestações sociais, situações de calamidade), a entidade realizadora do Exame poderá permitir a entrada de candidatos após o horário determinado ou mesmo o adiamento do Exame.


Não consegui prestar uma das provas do Exame. Posso prestar as outras provas?

Sim, é possível prestar às outras provas mesmo sem ter prestado uma seção do Exame. Porém, não será atribuída pontuação em nenhuma das provas (mesmo as realizadas), e não será emitido o Atestado de Resultado e Pontuação.


Preciso do meu aparelho celular/smartphone para entrar em contato com alguém após o término do Exame. Tenho impedimento para prestar o Exame por levar o aparelho?

Não haverá impedimento para prestar a prova quem trouxer aparelhos eletrônicos para a prova. Porém, todos os aparelhos deverão ser entregues aos fiscais no início das provas. Caso algum aparelho eletrônico soe durante a prova, o candidato será desclassificado. Também é proibido o uso de quaisquer aparelhos eletrônicos durante a realização do Exame, inclusive intervalos.


Quero controlar meu tempo de prova. Posso usar relógio?

É permitido utilizar relógio durante a prova, desde que seja do tipo analógico, não emita sons (como alarmes ou tic-tac) e não tenha conexão com a Internet. São proibidos smartwatches, relógios digitais, despertadores, aparelhos que incomodem os outros candidatos, dentre outros.


Não levei caneta para a prova. Posso prestar o Exame?

O Exame deverá ser preenchido integralmente com lápis/lapiseira/grafite preto. É recomendado não levar caneta no dia da prova, pois a Folha de Resposta preenchida a caneta poderá não ser corrigida pelo equipamento no Japão, significando que o candidato será reprovado no Exame, mesmo que suas respostas estejam corretas.


Posso levar a prova para casa? Posso copiar o gabarito das minhas respostas?

Nenhum dos materiais do Exame (Caderno de Questões ou Folhas de Resposta) pode ser levado pelos candidatos ao término do Exame, assim como as respostas dadas às questões. A falta de qualquer material do Exame e/ou a tentativa de copiar as questões ou respostas dadas pelos candidatos é considerada Infração, passível de desqualificação do candidato e mesmo de proibição de prestar o Exame futuramente.


RESULTADO DO EXAME

 

Quando terei o resultado do Exame?

O Resultado do Exame será divulgado a partir do final do mês de janeiro de 2020, no site oficial japonês do Exame. Os Certificados para os aprovados, assim como os resultados impressos, serão enviados aos candidatos até o final do mês de março de 2020.


Esqueci minha senha para conferir o resultado do Exame.

Até o final do mês de janeiro de 2020 será possível consultar sua senha através do site jlpt.org.br, aba “Minha Conta”, com o mesmo login utilizado para efetivar a inscrição. Após este período, não será mais possível consultar o resultado do Exame.


OUTROS

 

A aprovação no Exame de Proficiência em Língua Japonesa garante minha entrada no Japão? Existe alguma premiação caso eu seja aprovado?

A aprovação no Exame em si não garante nenhuma premiação de qualquer tipo, apenas o Certificado de Proficiência. Para obtenção de visto de 4ª geração é necessária aprovação no mínimo no nível N4, mas a aprovação do visto depende de avaliação do Consulado Geral/Embaixada do Japão no Brasil em outros quesitos além da Proficiência na Língua Japonesa.


Tenho outras dúvidas que não estão contempladas nesta seção, quem posso consultar?

Entre em contato na Regional mais próxima (contatos na última página do Manual de Inscrição) ou no e-mail info@cblj.org.br para solucionar outras dúvidas.


Para mais dúvidas e suas respostas, acesse o site https://www.jlpt.jp/e/faq (versão em inglês) ou https://www.jlpt.jp/faq (versão em japonês)